Contato direto!

Respondemos através do endereço de e-mail centipedamuda@gmail.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

SERRA E SUA SECRETARIA DA DESEDUCAÇÃO. PARTE 1.

Por Gislene Martins Silva


    Dia: 12/03/2010, sexta - feira. Local: MASP, Av. Paulista
    Dia ensolarado, o sol escaldante não atrapalhou aquele aglomerado de pessoas que estavam embaixo do museu Assis Chateaubriand, bem no coração de São Paulo. O encontro marcado às 15 horas da tarde ia tornando-se cada vez mais forte à medida que iam chegando os ônibus de diversas regiões, e aos poucos se apropriaram de uma das pistas da Av. Paulista, em instantes com a chegada de vários ônibus das subsedes do interior de São Paulo, duas pistas facilmente foram tomadas, e a polícia agiu pacificamente.

    Aqueles professores, identificados por letras... "F", "L", "O", por aí seguindo o alfabeto, um dia segregados, ali estavam unidos, sem identificações por letras, todos profissionais da educação, e esses profissionais seguiram em passeata, aquela multidão foi apoiada também por alunos, que carregavam cartazes, crianças, adolescentes, família, comunidade apoiando a busca por melhorias no processo educacional.


    Ao descer a Rua da Consolação os moradores aplaudiram, nos escritórios chuvas de papel picado era a forma de apoio, uma moradora em seu prédio foi aplaudida ao escrever em um pedaço de papel "FORA SERRA", a chuva de papel também foi despejada por janelas da Corregedoria... Aplausos nos ônibus, inclusive no trânsito, alguns olhares indiferentes não faltaram, mas grande parte da comunidade tornou-se de certa forma participativa.
E o mar de pessoas seguiu rumo a Praça da República, onde o carro do sindicato seguia com a passeata, que lotou a praça. Frases como: "Professor na rua, Serra a culpa é sua" e "A greve continua Serra a culpa é sua" seguiram por toda passeata, acompanhada do som de apitos e cornetas.

    Os questionamentos, as reivindicações são inúmeras, já que o governo PSDBista há anos vem destruindo pouco a pouco a educação, e em especial o professor, que desde o ano passado é selecionado por uma prova baseada em meritocracia, segregou professores e professoras, que lecionam há anos, e neste ano deixou muitos desses profissionais da educação desempregados, além de dificultar a entrada dos novos ingressantes. O concurso público de 2010 para PEB II é parte de mais uma das atitudes podres do partido, primeiro que foi divulgado no edital a relação dos pensadores da educação a serem estudados, e assim foram elaboradas as apostilas das editoras, faltando pouco mais de um mês, outro edital de retificação foi lançado alterando os documentos e os pensadores, os documentos se baseiam nas resoluções recentemente criadas pelo partido que sustentam as avaliações ridículas de SARESP, índice de IDESP, e por aí vai.Sem falar nas condições precárias dos alunos, salas lotadas, sem materiais, recursos didáticos aos professores, que são problemas que assolam a educação há anos, além de problemas salariais em quem sustenta a educação do país.

    Enfim, sexta feira terá uma passeata similar, no qual está sendo estimado maior número de pessoas que continuarão necessitando do apoio e compreensão de toda comunidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu estava lá!

E amanhã estarei novamente!